Composição cearense é escolhida como Hino da Ampliada Nacional da PJ

By Pastoral da Juventude - Arquidiocese de Feira - 18:02

A Ampliada Nacional da Pastoral da Juventude já tem seu hino oficial! A composição foi escolhida depois da interação de pejoteiros e pejoteiras de todo país na página oficial da PJ. Aline Nobre e Amanda Grazyelle são as responsáveis pela obra que vai embalar e traduzir o sentimento dos delegados e delegadas que participarão da ANPJ no Crato/CE, em janeiro de 2017.

As jovens compositoras são do chão cearense, que acolhe o evento nacional. Além das inspirações da cultura e religiosidade local, Amanda e Aline buscaram na poesia de um mineiro referências ao sertão. O trecho “O sertão é dentro da gente” foi um presente da obra de Guimarães Rosa. Segundo Aline, a partir dela “todoa o amor e sentimento foi brotando e crescendo a cada verso, tal qual Mandacaru vai pluralizando a vida no sertão”.

A Flor de Mandacaru, que represente tão fortemente a realidade do Ceará, está presente em vários trechos do hino. “Ela significa para nós, não somente a beleza, mas também resistência, em meio a tempos tão difíceis. Tempos de seca para a flora, tempos de luta para o povo, onde TEMER com certeza não é a solução”, ressalta  Aline.

Amanda lembra da inspiração da iluminação bíblica da ANPJ 2017: “Ide anunciar aos meus irmãos que se dirijam para a Galileia. Lá eles me verão. (Mt 28,10b)”. Segundo ela, após rezar esse trecho e também o tema e lema escolhidos, brotaram inúmeros sentimentos que fizeram a obra se tornar uma colcha de retalhos de utopia. “Há alguém que nos chama a sair das Jerusaléns frias e a pisar descalç@s no chão quente das Galileias com os dois pés! Há alguém que nos chama a florescer feito Flor de Mandacaru: a flor da resiliência! Há alguém que nos chama a celebrar a vida e a luta, a dor e a alegria! Há alguém que nos lembra que a Morte já não mata! Há alguém que nos chama!”, destaca Amanda.

Nomes de cearenses, como Maria de Araújo e Belchior, foram suportes para a composição. Maria de Araújo nasceu e viveu nas terras do Cariri. É considerada beata pela fé popular e exemplo de luta para tantas mulheres. Belchior inspira com a música e a poesia de seu trabalho.

Agora, a música de Aline e Amanda é também da PJ de todo país e entra para a história como Hino de mais uma Ampliada Nacional. Além delas, jovens de vários regionais também participaram do concurso. A Equipe Ampliada da ANPJ fez questão de agradecer a participação de todas e todos nesse processo. Ganha a Pastoral da Juventude que tem tanta poesia espalhada na vida dos grupos de jovens.


WhatsApp Image 2016-08-23 at 09.30.17

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários